Outra vez domingo


Mais uma semana se passou. Chegamos ao domingo; o primeiro dia da semana. É um dia de rotinas: acordar cedo para ir à igreja; aguardar o término da Escola Bíblica Dominical para almoçar; no fim da tarde outro culto e estamos novamente na igreja. Parece que esse ritual, essa rotina tem deixado muitos crentes cansados. O caos da cidade grande e as distâncias e congestionamentos levam muitos a desistirem de sair de suas casas para enfrentar o “enfadonho” domingo. Se todos os domingos são iguais, para que se deslocar de sua casa e enfrentar tamanho obstáculo? Você já participa assiduamente das programações semanais da igreja, aprendendo das Sagradas Escrituras com o pastor e orando nas reuniões de oração. Por que você deveria sacrificar seu precioso domingo? Se você faltar o domingo pela manhã e for só à noite ou faltar um, dois, três ou mais domingos, o que isso lhe trará de mal? Aliás, Deus não é seu patrão para demiti-lo, não é verdade?

O domingo, para muitos, se tornou um peso, um fardo pesado de se carregar. Enquanto, no Antigo Testamento, o salmista dizia no Salmo 122.1: “Alegrei-me quando me disseram: Vamos à Casa do SENHOR”. Hoje muitos não vêem a hora de passar esse “cálice”. Alguém logo contestará: “− ah, mas a realidade do Novo Testamento é outra, pois nós somos o templo do Espírito”. É verdade, contudo a Bíblia nos mostra que existe um lugar chamado “casa de oração”, onde o povo se reúne com freqüência: “Não deixemos de congregar-nos, como é costume de alguns; antes, façamos admoestações e tanto mais quanto vedes que o Dia se aproxima” (Hb 10.25). Outros textos da Palavra de Deus sugerem que a igreja tinha regularidade em seus encontros: “No primeiro dia da semana, estando nós reunidos com o fim de partir o pão, Paulo, que devia seguir viagem no dia imediato, exortava-os e prolongou o discurso até à meia-noite” (At 20.7) ; “No primeiro dia da semana, cada um de vós ponha de parte, em casa, conforme a sua prosperidade, e vá juntando, para que se não façam coletas quando eu for (1 Co 16.2)”.

Existem argumentos suficientes na Confissão de Fé de Westminster, confissão essa à qual você jurou diante de Deus se submeter quando professou sua fé, para encontrar no domingo um dia diferente. Entretanto, não usarei esses argumentos nesse arrazoado. Começarei com alguns argumentos lógicos, imagine o seguinte quadro: uma pessoa vai à um restaurante, acha a comida maravilhosa. Ela passa essa informação para seus amigos e passa a freqüentar rotineiramente esse restaurante, pois ficou maravilhada com os sabores e variedade da comida. Nesse momento, você já deve ter percebido onde vamos chegar e objetará: ah, não podemos comparar o culto a um restaurante e, aqui para nós, nem sempre a comida que nos serve no culto é tão boa assim. Certo, você chegou ao lugar central: o culto a Deus não é um restaurante que tem que variar os sabores para agradar seu paladar. Aliás, somos nós que temos que ajustar nosso paladar ao tempero perfeito de Deus. Outra observação é que nós serviremos no culto e não seremos servidos.

A idéia de serviço implica regularidade, rotina. Nós somos submetidos o tempo todo a rotinas. O nosso próprio organismo segue uma rotina. Já pensou se o coração se revolta contra o restante do corpo e diz: hoje eu não trabalho! Não há nada de ruim nos hábitos, o problema é como nos posicionamos diante deles. O mundo é regido por leis, rotinas. Não podemos fugir a elas. A pergunta é: temos prazer em determinada rotina? O salmista, no Salmo122, tinha o costume de ir a casa de Deus, mas ele não ficou triste quando disseram novamente: vamos a casa do Senhor.

A pessoa que diz que cansou da rotina do culto na igreja ou de ir à igreja rotineiramente, deve se perguntar: estou cansado de que rotina? Tenha cuidado, pois você pode pertencer ao mesmo grupo de descontentes de Miquéias 6.3: “Povo meu, que te tenho feito? E com que te enfadei? Responde-me!”. Muitos estão cansados não da “mesmice” do culto, da EBD ou dos estudos na igreja, eles estão cansados é de Deus. Já disseram em seus corações: posso ser crente do meu modo e onde eu quiser. De fato, ser crente não é, necessariamente, ser membro de determinada denominação, mas é impossível ser da família de Deus sendo sozinho.

A desculpa de não ir mais a igreja ou de não ter compromisso com determinada igreja local é perfeita para algumas pessoas fugirem da cobrança. Alguns chegam até a mudar de igreja para não serem mais cobrados, pois na nova igreja ninguém os conhece. Aliás, ingerência na vida das pessoas em um mundo pós-moderno é inaceitável para esses irmãos “pós-igreja”.

O fato de nossa vida ser um culto a Deus não implica que não devamos ter regularidade na entrega dessa vida no culto público. As pessoas dizem: eu só crente em qualquer lugar e sem lugar. Será? Será que essa idéia não é uma fuga de Deus? Será que não é uma fuga da ingerência? Você não tem nada a ganhar ouvindo a voz de Deus na pregação da mensagem? A conhecida doutrina histórica da vox dei? Será que você não será edificado com os estudos da Palavra?

Meus irmãos, a vida cristã é uma rotina. Rotina de santidade e de culto. Deuteronômio, por exemplo, significa: repetição da lei. Moisés falou ao povo as mesmas coisas, mas, mesmo assim, não ouviram. Paulo exorta várias vezes para permanecermos na doutrina e na tradição dos apóstolos. Existe uma rotina da Palavra no Antigo e Novo Testamento que deve ser passada de pai para filho - no caso de Timóteo, foi passada desde sua avó.

Meu querido, os dias da semana são os mesmos. As horas são as mesmas. Seu trabalho provavelmente é o mesmo. Sua igreja é a mesma e fica no mesmo local. Mas, espero que você seja diferente hoje, pois hoje é domingo! Hoje é dia de cultuarmos a Deus e separarmos duas horas e meia pela manhã e cerca de uma hora e meia à noite - cultuando e aprendendo de Deus. Será muito dedicarmos esse dia Àquele que é a razão de nossas vidas? Seria muito cumprirmos uma rotina semanal de adoração que na nova terra e novos céus será eterna? Hoje é domingo, o primeiro dia da semana. Começar a semana cultuando a Deus significa que eu quero a presença dele todos os dias da minha vida. Hoje é domingo! Outra vez domingo! Outra oportunidade que temos de dizer: Senhor, eis a minha vida em seu altar!: “Alegrei-me quando me disseram: Vamos à Casa do SENHOR” (Salmo 122.1).

Que Deus recupere em muitos o fervor e amor a ELE.

Que Deus nos fortaleça sempre!
Rev. Ricardo Rios Melo.

Comentários

Anônimo disse…
Graaaande camarada,
Obrigado pela visita. Temos que conversar mesmo, tem muito tempo que não nos falamos...
Estou sempre on line, mas se quiser marcar, fale o melhor horário para vc.
Também coloquei seu blog nos meus favoritos´.
Gostei muito do texto.
Grande abraço.
Milton Jr.

Postagens mais visitadas deste blog

“Sem lenço e sem documento” – uma análise do crente moderno

“Como se não houvesse amanhã”

Aborto; aborte essa idéia!